Comprar terreno ou uma casa em condomínio fechado?

Além de comprar casas já prontas, é possível construir o seu lar do zero dentro de um condomínio fechado.

A oferta de casas à venda em condomínio tem aumentado consideravelmente por todo o país. Não é sem motivo: elas permitem ao morador viver com todo o conforto de uma casa, unido à segurança e praticidade dos apartamentos.

Outro benefício que chama muito a atenção de compradores em potencial é a infraestrutura oferecida por eles. Muitos contam com amenidades como playground, churrasqueira, piscina e até salão de beleza. Alguns empreendimentos são quase pequenas cidades!

Acha que isso tudo não cabe no seu orçamento? Pois saiba que há condomínios de diversos padrões e para todos os bolsos. Mesmo que você não possa investir muito, com certeza há uma casa do seu jeito, pelo qual você pode pagar, esperando por você!

Contudo, adquirir um imóvel já pronto não é a única maneira de usufruir desse modo de morar: a oferta de terrenos em condomínio fechado à venda também tem crescido cada vez mais. Essa opção permite que você construa a casa dos seus sonhos, ao mesmo tempo que oferece todas as facilidades da vida em condomínio.

Ambas as opções são tentadoras, não é? Neste post, te oferecemos algumas informações chave a respeito de casas e lotes em condomínio fechado, para te ajudar a fazer uma escolha certeira e que supre todas as suas necessidades. Confira:

Quanto custam lotes em condomínio fechado?

O preço de terrenos em condomínio fechado à venda varia de acordo com diversos fatores. O primeiro – e mais óbvio – é a metragem: quanto maior ele for, mais caro fica.

Contudo, o padrão do empreendimento, bem como a região da cidade na qual ele se localiza, também têm influência. Há, ainda, fatores bem mais específicos: até mesmo o posicionamento do lote dentro do condomínio pode influenciar em seu valor!

Por exemplo: devido ao barulho, terrenos mais próximos à rua podem ficar mais baratos.
Por outro lado, os mais silenciosos, bem como aqueles de esquina e que ficam perto das áreas de lazer, saem mais caros, justamente devido aos benefícios.

Basicamente, é a mesma regra dos demais imóveis: quanto mais vantagens o lote oferece, mais ele se encarece.

Contudo, muitas vezes, ao colocar tudo na ponta do lápis, comprar o lote e construir a casa sai mais barato do que comprar o imóvel já pronto. Isso porque, quando você adquire a casa, paga pelo lucro da construtora em cima da obra. Agora, quando você paga apenas pelo terreno, isso não acontece: a empresa lucra apenas em cima do lote em si, ficando você livre para realizar uma obra que cabe no seu bolso.

Quanto custam casas em condomínio fechado?

Casas de esquina são mais caras que as de meio de quadra (Foto: Unsplash).

O preço das casas à venda em condomínio é mais fácil de estimar: geralmente, ele segue a linha dos preços gerais por metro quadrado da região.

Contudo, saiba que, quanto mais amenidades o condomínio tiver, mais cara sai a casa.
Afinal de contas, assim como em um condomínio vertical, todo e qualquer benefício agrega valor ao imóvel. Por esta razão, uma casa em condomínio geralmente sai mais cara que uma de frente para a rua que seja do mesmo padrão.

Tenha em mente, também, que a valorização de casas em condomínio é mais intensa que a das unidades de frente para a rua. Isso se deve à lei de oferta e procura: com cada vez mais pessoas preferindo viver em condomínios, a tendência é que o preço suba.

Para quem quer rapidez, casas à venda em condomínio

Você quer se mudar o mais rápido possível, e está disposto a pagar um pouco mais por isso? Então uma casa já pronta em condomínio é a melhor opção para você.

Vale ressaltar que, apesar de o imóvel já estar acabado, optando por comprar uma casa já construída você ainda tem alguma flexibilidade: sempre é possível fazer uma reforma – preferencialmente antes de se mudar – para deixá-lo do jeito que você quer. É até recomendável fazer coisas como retocar a pintura e fazer uma revisão geral na estrutura, de modo a sanar eventuais problemas antes da entrada.

Por mais que você tenha total liberdade para mudar o interior, renovações no exterior podem ter que passar pelo crivo do condomínio: em prol da padronização e da harmonia visual, muitos têm exigências quanto a fatores como a cor do exterior das casas e à sua quantidade de pavimentos.

Mas não se preocupe: as exigências não são absurdas. Geralmente, isso não te impede de deixar seu lar do seu jeito.

Para quem quer personalização, terrenos em condomínio fechado à venda

Os terrenos são a melhor opção para tornar a casa dos sonhos realidade (Foto: Unsplash).

Você já tem a casa dos sonhos em mente e quer tirá-la do papel? Então comprar um lote em condomínio fechado é a melhor opção para você!

Ao começar a procura, é muito importante já ter o esboço da obra em mente. Deste modo, você pode procurar o terreno perfeito para ela, sem ter que fazer grandes – e caras – alterações no subsolo.

Além disso, você já pode conferir, na hora da visita, se a sua ideia de casa é permitida pelos padrões do empreendimento. Por exemplo: muitos condomínios exigem que as casas tenham no mínimo dois pavimentos. Se o lar dos seus sonhos for térreo, é melhor procurar outro lugar.

Também é importante ter um orçamento total em mente, sabendo o valor máximo que você pode gastar tanto na compra do terreno quanto na construção da casa. Assim, filtra as opções e as visitas conforme o que for viável para você.

Saiba desde já que você será recompensado pelo investimento e pelo tempo gasto construindo a casa: você poderá vender o imóvel resultante por um preço bastante interessante em alguns anos, graças à procura cada vez maior dos condomínios fechados.

Segurança, praticidade e uma infraestrutura incrível. Viver em condomínio fechado é uma opção que, sem dúvida, traz diversos benefícios!

Porém, comprar um imóvel já pronto não é a única opção: você sempre pode procurar por lotes em condomínio fechado para construir a casa dos seus sonhos do zero! Apenas tenha em mente de que alguns empreendimentos têm restrições para a construção.

O que você prefere: comprar uma casa já pronta ou construí-la? Conte nos comentários!

Compartilhe:

Veja outras notícias