O poder térmico do Poliuretano

Um excelente isolante térmico e acústico

Curiosidades

Dois anos antes do início da segunda guerra mundial, o alemão Otto Bayer – que não tinha nenhum parentesco com o fundador da Bayer – desenvolveu um polímero orgânico capaz de substituir a borracha e que passaria a ser usado no acabamento de produtos como cadeiras, carros, roupas, calçados, eletrodomésticos e colchões.

Este polímero é o Poliuretano, um excelente isolante térmico e acústico que, através do processo de extrusão ou injeção, transforma telhas comuns de metal em coberturas termoacústicas, que a gente conhece como “telhas-sanduíche”.

Essa capacidade de proteção contra calor e ruído, através da versatilidade, adaptabilidade e rapidez de reação do Poliuretano, fez com que ele se tornasse um dos materiais mais eficazes da indústria. Quando o PU é aplicado, em poucos segundos ele adere completamente e assume a forma do vão entre as telhas e se transforma em material sólido e, ao mesmo tempo, leve.


Neste vídeo do canal Salada Atômica, o apresentador Ulisses Condomitti, que é Doutor em Química pela USP, mostra a rapidez da formação do Poliuretano e faz um porta-copo desse material para comparar as temperaturas entre dois copinhos d’água, um envolto com PU e outro não. Sem o isolamento térmico, em meia hora, a diferença de temperatura foi de mais de 70%. Assista.

Precisa de orçamento para o seu projeto? Nós ligamos pra você!

Categorias

1
Olá, está com alguma dúvida? Podemos te ajudar agora via WhatsApp!